02 agosto, 2011

Dicas para uma boca perfeita: O BATOM



O batom, com ou sem brilho é usado para realçar e dar cor aos lábios.



O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As Esposas dos Faraós adornavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo, pois os lábios femininos tornam-se mais vermelhos depois de as mulheres serem excitadas.


Na Grécia, no século II, havia lei que  impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Na Espanha do século VI, só usavam batom mulheres das classes mais nobres. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de estojo, e começou a ser comercializado em Paris

O batom se tornou objeto do desejo e sucesso foi tamanho que em 1930, os batons dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora. Há quem diga que o seu formato em bastão foi baseado na sexualidade feminina, nos mundos modernos foi baseado em forma do membro masculino para aumentar a sexualidade feminina e estimular as vendas com o formato inovador dando mais prazer em fazer uso do mesmo toda vez que pressiona o bastão para fora tocando-o em seus lábios. No Brasil, na década de 30 as mulheres usavam muito para a sedução nos cabarés. Na sociedade distinguia-se uma moça virgem, das que não eram, pelo batom que usavam.



Deixando a história um pouquinho de lado, vamos as dicas. Há muitas opções e você pode escolher a que mais deseja mas atente sempre para um batom de qualidade.



O segredo é usar sempre um hidratante e esfoliar os lábios antes de aplicar qualquer cor de batom. Depois, siga esses três passos, você poderá comer, beber e beijar noite afora:

- Aplique um lip stain (uma espécie de tinta para os lábios) por todo o lábio, de preferência um neutro de fruta, que coloca a quantidade perfeita de cor.

- Lápis de boca é opcional, mas se você escolher usar é perfeito para acentuar o contorno dos lábios e dar volume.

- O passo final é aplicar uma cor iluminadora e passar até que você consiga a intensidade desejada.





Outras dicas para o batom perfeito
  • Passar um pouquinho de gloss dá um visual hidratado, se o batom ou os lábios estiverem com aparência ressecada.

  • Outra dica para fazer o batom durar mais é depois da primeira aplicação, usar um lenço de papel nos lábios para retirar o excesso de batom e em seguida passar um pouquinho de pó compacto na boca e volte a passar o batom ou um gloss. Este processo ajuda a fixar a cor.

  • Os contornos podem dar impressão de lábios maiores. Mas o lápis de contorno deve ser do mesmo tom ou de um tom semelhante ao do batom. O contorno deve ser aplicado antes do batom para ficar discreto e natural.

  • Para um contorno definido aplique um pouco de pó compacto ao redor dos lábios, ele  vai funcionar como uma barreira e  impedir que se formem vincos na pele.

  • O gloss pode ser uma alternativa para trazer frescor aos lábios, principalmente no verão e durante o dia

  • Passar nos lábios, antes do batom, corretivo seguido de pó compacto garante uma maior fixação, assim como a aplicação do batom com pincel.



Fonte e imagens:
Internet/fashion bubbles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts with Thumbnails